Como o QR Code está dominando o mundo inteiro de várias maneiras

Da Ásia para o mundo: Como o QR Code está dominando a economia e a tecnologia da informação dos países. Com a rapidez com que as novidades se compartilham na internet, o QR Code chegou ao mundo todo, com benefícios para diversos setores, como da economia e da tecnologia.
< Voltar para Blog

Compartilhe:

Da Ásia para o mundo: saiba como o QR Code está dominando o mundo inteiro!

Desde que a empresa asiática Denso Wave criou o QR Code e disponibilizou para todo o mundo, ele tem se espalhado fantasticamente ao redor do globo terrestre. Criado em meados do século passado, esse código conseguiu um feito extraordinário: levar informação para pessoas e empresas com agilidade. Isso com uma capacidade muito grande de dados.  

O QR Code pode levar muita informação. É quase dez vezes mais a quantidade de informação em comparação ao código de barras. Além disso, com a vinda dos smartphones, o código se popularizou de maneira incrível. Desde então, é só apontar a câmera para o código e lá está.  

Com a rapidez com que as novidades se compartilham na internet, o QR Code chegou ao mundo todo. Todos os sete mares já têm QR Code. Em todos os continentes, milhares de milhões de pessoas escaneiam QR Codes. Isso porque a facilidade da tecnologia é tanta que é impossível não ver benefícios para diversos setores, como da economia e da tecnologia.  

Inúmeros países fizeram sistemas semelhantes aos nossos como de internet banking e pagamentos como o do “PIX” e até mesmo para conter a propagação do coronavírus durante a pandemia.   

A Índia, por exemplo, aderiu a um sistema semelhante ao PIX recentemente. Os pagamentos podem ser feitos de maneira rápida. Os indianos inovaram porque qualquer pessoa pode logar em mais de uma conta ao mesmo tempo, desde que seja no mesmo dispositivo.  

No Japão, as transferências podem ocorrer rapidamente também. O Reino Unido também tem um sistema semelhante. Até às Américas, o QR Code é um sucesso é um fenômeno sem precedentes. Confira os detalhes de cada continente.   

O QR Code já dominou a Ásia

Quase 20% dos usuários da internet se localiza na China. O país mais populoso da Terra é também o de maior número de usuários da rede mundial que conecta pessoas ao longo de mais de 20 anos e transformou o mundo – a internet.  É isso o que queremos dizer quando dizemos que o QR Code está dominando o mundo inteiro.

Os chineses, embora não tenham exatamente os mesmos aplicativos que o resto do mundo tem, são muito competitivos na área da tecnologia. Isso fez com que grandes empresas da informação e da tecnologia criem cada vez transformação digital ao longo do tempo no país asiático.  

Exemplo para o mundo, a China já possui os luxos de ter tudo conectado na máxima velocidade. Além disso, eles se destacam como um dos primeiros países a começar a desenvolver Inteligência Artificial.   

O QR Code foi muito usado na China para o combate ao novo coronavírus. Cada cidadão deveria ter no celular um aplicativo do governo. Esse aplicativo podia gerar um QR Code.  

Caso a pessoa tivesse contato com algum infectado, o código poderia ser identificado com a cor vermelha. Nesse caso, a pessoa não poderia sair de casa pelo catorze dias seguintes. Se não fosse o caso, a pessoa estaria liberada com o QR Code em verde.

Ásia: o gigante do nosso planeta

O número de usuários do QR Code tem crescido bastante nos países asiáticos. Uma das principais razões, segundo especialistas, seria a de que escanear é considerado ainda mais prático para um cidadão chinês.

Isso porque os diagramas usados no alfabeto chinês não compõem a maioria dos links que são necessários de ser utilizados nos sites, blogs e aplicativos. São necessários caracteres do inglês. O Alfabeto Latino, usado na Língua Inglesa, é o mesmo que o nosso, que são essas letras que você lê agora.

Então os chineses acharam um meio de resolver essa estranha diferença que separa eles do mundo. Através do código de resposta rápida, descobriu-se o meio para acessar domínios e ter experiências incríveis. Os chineses então se tornaram a maior potência de QR Code do mundo.   

Na Índia, o Immediate Payment Service (IMPS) já existe e é semelhante ao PIX. No Japão, desde 2018 o Zengin funciona 24 horas por dia e é semelhante ao PIX, com pagamentos instantâneos.   

Está dominando as Américas  

No país mais desenvolvido do mundo, os Estados Unidos da América, um sistema semelhante ao PIX está sendo feito pela Reserva Federal. Ele incluirá muitos serviços, de maneira semelhante ao PIX. Ainda em 2023, o sistema estará disponível para todos os cidadãos.  

O já batizado de FedNow tornará possível fazer diversos tipos de operações, tais como: pagamento instantâneo; acesso às contas bancárias; pagamentos múltiplos e transferências internacionais. O país está buscando garantir toda a segurança ao usuário, com um sistema completo de proteção de dados e criptografia.   

No Brasil, o PIX foi uma grande saída para o recebimento de auxílio emergencial durante a pandemia. Milhões de transferências PIX têm acontecido desde então. A praticidade unida com a facilidade incrível de “fazer um PIX” em qualquer restaurante ou estabelecimento ganhou a cena da grande maioria dos pagamentos que acontecem atualmente.  

Na verdade, segundo os dados mais recentes, cerca de 2 milhões e 889 mil transferências via PIX aconteceram desde o início do PIX até o fim de 2022.   

O Banco Central é quem liberou esse sistema para uso dos bancos em geral, no ano de 2020. A partir daí, milhares de brasileiros puderam potencializar processos, como os pagamentos e os recebimentos. Também foi possível criar modelos novos de negócios, já que as maquininhas nem sempre são a opção mais viável para todos os estabelecimentos.  

Isso gera uma competição saudável entre os diversos tipos de pagamentos, e torna possível a busca pela melhoria por parte de cada um desses meios. Recentemente, o parcelamento também se tornou possível, dando a possibilidade do usuário de usá-lo como um cartão de crédito na hora de pagar.    

Está com a Europa sob seu domínio

Na Europa, as pessoas usam o QR Code com uma intensidade também bastante grande. Na pandemia, o QR Code foi um dos principais meios para se conter a propagação do novo coronavírus.    

Em Portugal, o QR Code se estendeu para o Turismo de uma maneira muito criativa. Nas calçadas da cidade foram colocados códigos QR para se escanear no ano de 2012. Assim, os turistas podiam escanear com seus smartphones e ver informações turísticas da região em que o código se localizava.  

Dessa forma, a experiência turística ficou ainda mais rica e proporcionou um grande avanço na concepção da utilidade do tão famoso QR Code. No mesmo pais, o “PIX” de lá funciona com uma quantidade bastante grande de serviços. A única diferença é que é necessário ter um cartão de crédito associado. O nome original é MB Way.   

Já o Reino Unido tem o Faster Payments desde 2008. Ele não é disponível em todos os bancos, mas, mesmo assim, movimenta milhões e milhões de libras todos os anos.  

O QR Code já dominou até a Oceania

A Austrália utilizou o método de escaneamento do QR Code para que os cidadãos vacinados tivessem acesso aos estabelecimentos do país. Cada pessoa vacinada ganhava uma espécie de certificado que possibilitava o livre acesso a todos os estados do país. Isso foi implementado em 2021, após o início da vacinação no país da Oceania.  Estar em cada canto do nosso planeta deixa claro o quanto o QR Code está dominando o mundo inteiro, não é mesmo?

Retirado do site oficial do Governo Australiano

Inovações a caminho?  

Na Ciência, os desenvolvedores e técnicos da informação têm sempre novidades. A próxima é a de Masahiro Hara, que promete lançar um QR Code novo. Um design inovador com informação colorida está prestes a ser testado pelo criador. Aqui na QR Plus você acopanha as últimas novidades do QR Code no mundo.   

Siga-nos para ficar por dentro de tudo e entre em contato conosco!

Facebook, Instagram, LinkedIn ou Whatsapp

Continue lendo...

PIX e a revolução dos pagamentos digitais: como o QR Code está transformando o setor financeiro no Brasil

O QR Code é uma tecnologia que se tornou essencial nos pagamentos digitais e tem ganhado destaque com o advento do PIX, o sistema de pagamento instantâneo do Brasil. O PIX é um sistema de pagamento desenvolvido pelo Banco Central do Brasil que permite transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma das principais características do PIX é o uso do QR Code como uma forma rápida e conveniente de iniciar transações financeiras. 

Pagamento por QR Code

Conheça os planos QR Plus

A QR Plus possui vários formatos para atender a maioria das necessidades dos empresários. Oferecemos serviços desde o gratuito até o personalizado para ambos os formatos de QR Code.

Quer saber como o QR Code pode ajudar a impulsionar seu negócio?