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5 exemplos inteligentes de usar do QR Code em marketing

Os QR Codes continuam a ser uma forma criativa de direcionar o tráfego e conectar-se com o seu público. Mesmo nos dias de hoje, eles ainda são úteis?

12 novembro/2020
Imagem de 5 exemplos inteligentes de usar do QR Code em marketing

Aqui estão alguns dos mais memoráveis usos do QR Code em marketing ​e algumas dicas para colocar essa estratégia em prática para sua marca. Aprenda neste artigo sobre usos inteligentes do QR Code.

Acontece que o QR Code ainda é uma ferramenta valiosa para os profissionais de marketing. Na verdade, o uso cresce aproximadamente 30% ao ano.

Várias empresas encontraram usos inteligentes do QR Code, não apenas de fazer você escanear seu código, mas também de aumentar o conhecimento de sua marca no processo.

Quem está usando QR Code?

Em 2011, aproximadamente 14 milhões de pessoas tinham feito uso (leitura) de um QR Code. Mas a novidade logo passou, com a maioria dos profissionais de marketing pedindo a morte oficial dos QR Codes.

O motivo? A maioria dos smartphones exigia um aplicativo de terceiros para lê-los – adicionando mais uma etapa ao processo já desajeitado. Agora, no entanto, a maioria dos smartphones tem leitores de QR Code nativos, tornando o processo muito mais suave.

Agora, cerca de 11 milhões de pessoas usam QR Code todos os anos. Os QR Codes estão voltando.

Então, como você pode aproveitar o poder dos QR Codes? Cada vez mais empresas estão buscando usos inteligentes do QR Code para se destacar em meio à tanta competitividade. Veja abaixo algumas dessas maneiras.

1. Anúncios criativos para aplicativos

É uma suposição falsa pensar que ter um aplicativo nas principais lojas é o suficiente para ele se tornar viral e lucrativo. Na verdade, o motivo do sucesso de alguns aplicativos é o marketing por trás deles. E não apenas o marketing geral, ele precisa ser um marketing bem informado usando uma estratégia específica.

Um grande motivo pelo qual os QR Codes são particularmente úteis para campanhas de marketing de aplicativos é que eles eliminam algumas etapas. O usuário precisa estar muito interessado para abrir o app da loja, procurar seu aplicativo, escolher o correto entre tantos e depois clicar para baixar o seu aplicativo.

Ao ler o QR Code, ele será direcionado diretamente para a página do seu aplicativo na loja e pronto. Aumenta a taxa de conversão facilmente.

2. Cartões comemorativos com playlist

Aqui está uma forma criativa e interessante de usar o QR Code: combinar um cartão comemorativo (esses de aniversário, dia das mães, etc) com uma playlist (lista de músicas)?

Se o usuário tiver o aplicativo Spotify em seu telefone, ele pode ler o QR Code e ouvir instantaneamente a lista de músicas. Hoje existem playlists que abrangem quase todos os interesses e ocasiões, incluindo música para geeks, música para cozinheiros e até playlists para ajudar nos estudos. 

3. Os QR Codes trazem uma nova energia a lugares monótonos

Quando foi a última vez que você foi a um museu? Se você respondeu “em uma excursão escolar” ou “só idosos vão a museus”, você terá uma surpresa.

O Museu Sukiennice, na Polônia, acrescentou uma dimensão totalmente nova às suas pinturas para transformar cada uma em uma série de histórias sobre insanidade, intriga, decepção, guerra e muito mais.

O Museu conta os segredos e curiosidades das pinturas. Como? Os visitantes lêem o QR Code de uma pintura específica e obtêm informações privilegiadas diretamente do pintor, sendo representado por um ator.

4. Divirta-se com mensagens de presente personalizadas

Você não pode deixar de admirar as maneiras inteligentes como os profissionais de marketing atraíram compradores de fim de ano usando QR Codes. Por exemplo, lançaram uma campanha que permitia a gravação de uma mensagem personalizada que seria reproduzida quando o destinatário digitalizasse o QR Code.

5. QR Codes compartilham sua vida em uma única imagem

Embora ainda não tenhamos visto nenhum QR Code nas lápides, eles podem ser usados ​​para fazer o check-in no funeral e notificar a família que estava presente. Eles também podem ser usados ​​para orientar as pessoas sobre o funeral.

Atualmente, a maior parte da geração mais velha não sabe exatamente o que são QR Codes, mas uma vez que são informados sobre como funcionam, eles ficam surpresos.

Quem mais acha que no futuro nomes e datas em lápides serão substituídos ​​por QR Codes que mostra uma história sobre a vida do ente querido que está enterrado ali?

Se você está em busca de mais ideias para usar os QR Codes como aliados do seu negócio, se liga nesse outro texto aqui.

Cases Reais de QR Code no marketing

• Winetag

A Winetag é uma rede social focada em vinhos, onde os usuários (consumidores, restaurantes, vinícolas e também vendedores) podem se conectar para compartilhar rótulos e avaliações sobre eles. Para atrair mais usuários para cadastro e interação na rede, a empresa propôs ações com o QR Code nos pontos de venda parceiros.

As garrafas de vinho do comércio vinham com uma etiqueta diferenciada com um código, e a Winetag disponibilizava uma tela interativa com a câmera para leitura das etiquetas. O sistema apresentava para o comprador todas as informações sobre origem e características do vinho, além das avaliações da rede de enólogos, sem a necessidade de usar o celular e gastar dados móveis.

• The Good Cook

Na estreia desse programa de gastronomia pela rede BBC, o canal inovou ao transmitir as receitas e ao final disponibilizar um QR Code na tela, em que o telespectador poderia fotografar com o celular para acessar a lista de ingredientes e o modo de preparo de cada prato, ainda com a opção de salvar a receita no celular e acessar mesmo offline.

• Rei do Mate

A ação de marketing com QR Code da rede de lanchonetes combinava um concurso cultural com a distribuição de brindes no ponto de venda, temáticos de um filme infantil. Os copos personalizados com os personagens traziam também um código, em que o público acessava uma página para preencher a inscrição com uma frase criativa. Foram distribuídos 2 milhões de copos promocionais e 500 prêmios para o concurso cultural.

• Emart

Essa é uma rede de mercados da Coreia do sul, comparável ao Walmart. A partir da identificação de um problema – suas lojas vendiam muito pouco no horário de almoço – foi definida uma estratégia com QR Codes de cupons promocionais. A grande sacada dessa ação foi distribuir os códigos nas ruas em uma estrutura 3D, que só se completava com o posicionamento certo do sol – do meio dia às 13h.

Por uma hora, os pedestres podiam fotografar o totem e acessar as ofertas e cupons do mercado, fazendo a compra na própria plataforma e agendando a entrega em casa. O objetivo de vender durante um período mais tranquilo foi atingido mesmo sem ninguém acessar as lojas físicas.

• Café 3 Corações

Para o lançamento e vendas da linha gourmet Rituais, as embalagens foram elaboradas para incluir um QR Code que, ao ser acessado, conta toda a origem e história do café. Por serem grãos certificados e de origens diversas dentro do país, cada produto da linha conta com seu próprio código.

Essa ação foi combinada com estratégias de marketing digital, usando principalmente os anúncios e as redes sociais para engajamento com o público.

• QR Code em eventos

Esse não é um case de QR code no marketing específico, mas sim uma sugestão e aposta recorrente por empresas diversas. Eventos corporativos ou de mercado, com participação dos consumidores, exigem uma preparação de materiais gráficos para distribuição. Nessas peças, sejam cartões de visita, banners ou folhetos, é interessante incluir o QR Code para o site ou para as redes sociais da empresa, fixando o relacionamento com o público.

Os códigos podem ir ainda para páginas exclusivas, oferecendo conteúdos ou ofertas para estimular o cadastro e o relacionamento com possíveis compradores.

Quais as tendências?

Você também pode usar os QR Codes para:

  • Direcionamento para seu currículo, perfil do LinkedIn ou site pessoal;
  • Use um QR Code em uma mala direta, cartão de visita ou cartão postal para oferecer um desconto;
  • Fornecer uma versão digital do cardápido do seu restaurante ou food truck;
  • Leve-os a uma página com informações mais detalhadas que não caberiam facilmente em um anúncio impresso, como uma folha de produto ou lista de preços;
  • Forneça vídeos de instruções, como um passo a passo da montagem de um produto;
  • Inscrição para um evento como um webinar;
  • Conectar em uma rede Wifi;
  • Solicitar uma avaliação do seu estabelecimento.

E aí? Está empolgado para começar a usar o QR Code nas suas ações de marketing? Comece hoje mesmo fazendo usos inteligentes do QR Code!