Processando...

Processando...

Gerador de QR Code: 5 dicas para escolher o melhor para você!

Os geradores de QR Code não são todos iguais, veja dicas para escolher a melhor ferramenta e o que é importante observar para optar por um bom gerador de códigos QR.

25 julho/2022
Imagem de Gerador de QR Code: 5 dicas para escolher o melhor para você!

Uma das grandes tendências de atendimento e relacionamento com o cliente são os QR Codes. Essa é uma ferramenta muito versátil que traz diversas possibilidades para negócios de todos os ramos, mas para que você possa usufruir todos os seus benefícios é preciso escolher um bom gerador de QR Code. Veja nesta matéria 5 dicas imperdíveis para escolher o gerador de QR Code que mais se encaixa com a sua demanda.

Essa tecnologia contribui para melhorar a experiência do usuário e também impacta de forma positiva a imagem da marca, já que mostra que o seu negócio está acompanhando as tendências do mercado. Porém, o QR Code deve ser bem criado e trazer possibilidades de aplicações, daí a importância de escolher o melhor gerador.

Essa é uma decisão importante para que você tenha à sua disposição os melhores recursos e gere mais oportunidades por meio da inovação do seu negócio. Então, preparamos este artigo trazendo algumas dicas que vão ajudar na hora de fazer essa escolha para optar pelo criador de QR Code que melhor atende às necessidades do seu negócio. Acompanhe!

Por que é preciso ter atenção na hora de escolher o gerador de QR Code?

Os QR Codes estão por toda a parte hoje em dia: impressos nas embalagens dos produtos que consumimos, em cartões de visita, panfletos, folders, no cardápio de restaurantes, como o do Restaurante Camarões, e até mesmo na televisão ou na internet.

Como essa tecnologia está se difundindo cada vez mais, você vai encontrar diversas opções de gerador de QR Code no mercado. Entretanto, como para qualquer outro serviço ou produto, é preciso ter atenção na hora de escolher, afinal, é importante ter a sua disposição uma ferramenta que traga vários recursos e que seja confiável.

O QR Code pode ser utilizado de diferentes formas com os mais variados conteúdos e para ser compartilhado em muitos canais. Ele é versátil e pode contribuir para que você promova inovação no seu negócio, mas a ferramenta geradora deve acompanhar suas ideias e estratégias.

Existem algumas que são limitadas e não trazem todos os recursos necessários para explorar ao máximo o potencial do QR Code. É o caso, por exemplo, das limitações nas leituras ou de não trazer a possibilidade de você alterar o conteúdo relacionado ao código.

Talvez você esteja pensando que é só fugir das ferramentas gratuitas e tudo bem, mas não é bem assim. Na verdade, o ideal é observar quais são os recursos disponibilizados pelo criador de QR Code.

O fato de uma ferramenta ser gratuita não significa uma baixa qualidade dos serviços. A QR Plus, por exemplo, disponibiliza uma versão gratuita de gerador de QR Code e traz uma série de possibilidades para você criar os seus códigos para os mais diferentes fins, inclusive comerciais.

Portanto, quando for escolher o criador de QR Code, observe as funcionalidades que ele disponibiliza para verificar se atende as demandas e necessidades do seu negócio. Assim você estará tomando uma boa decisão.

Como escolher o melhor gerador de QR Code?

Agora que você descobriu que os criadores de QR Code não são todos iguais, vamos às dicas para que possa escolher a melhor ferramenta. Confira a seguir o que é importante observar para optar por um bom gerador de QR Code.

1. Verifique a possibilidade de gerar QR Code dinâmico

Ao criar um QR Code saiba que existem códigos que são estáticos e códigos que são dinâmicos. A primeira opção de código é aquela em que você cria um conteúdo associado a ele e depois não pode mais fazer modificações. Ou seja, aquele QR Code sempre estará vinculado a essas informações.

O QR Code dinâmico funciona de maneira oposta. Ao criar um QR Code como esse você pode alterar o conteúdo a qualquer momento para fazer atualizações nas informações que estão vinculadas.

Algumas ferramentas permitem a você criar QR Code estático apenas. Sendo assim, o ideal é escolher um gerador de QR Code que traga a possibilidade de gerar também os códigos dinâmicos, pois assim você consegue escolher entre um e outro de acordo com a aplicação que fará.

2. Analise se existem recursos para acompanhar estatísticas do código

Todas as ações e estratégias aplicadas em um negócio precisam ser monitoradas. Essa é uma prática fundamental para verificar a eficácia dessas ações para fazer adequações e melhorias, a fim de alcançar resultados cada vez melhores.

É por isso que ao escolher o gerador de QR Code você também precisa analisar se ele disponibiliza de recursos para que você possa acompanhar as estatísticas, obtendo informações a respeito da leitura dos seus códigos gerados.

É importante saber se os clientes estão acessando aquelas informações para verificar se elas estão chegando de fato até eles pelo canal escolhido, ou se é necessário fazer mudanças na estratégia para ter uma melhor aceitação.

Dashboard de uma campanha de marketing contendo dados de negócio oriundos de um gerador de QR Code.
Análise de dados dos usuários PRO da QR Plus

3. Confira as opções de personalização do QR Code

Como as pessoas são bombardeadas com muitas informações todos os dias, é preciso fazer com que a sua marca se destaque em meio a tudo isso. A melhor forma de alcançar esse objetivo é colocá-la em evidência sempre que for possível, inclusive quando você utilizar um gerador de QR Code.

O ideal é que ao escolher seu gerador de QR Code analise se ele apresenta opções de personalização para que os códigos venham acompanhados da identidade visual da sua marca, trazendo logotipo e também as cores dela. Assim, ficará mais fácil associar ao seu negócio.

4. Veja se há compatibilidade do QR Code com os leitores mais utilizados

Além de existir mais de uma opção de gerador de QR Code, também vamos encontrar diferentes alternativas de leitores para esses códigos. Cada pessoa utiliza o aplicativo ou a ferramenta que julgar mais conveniente, e é por isso que os seus códigos devem acompanhar essas variações.

Então veja se o gerador cria códigos compatíveis, pelo menos, com os leitores mais utilizados no mercado. Faça uma pesquisa para verificar quais são aqueles que estão em alta e analise, entre as funcionalidades da ferramenta, se ela traz esse suporte para diferentes aplicativos. Dessa forma você consegue alcançar uma quantidade maior de pessoas.

5. Observe se são criados QR Code exclusivos

Mais um recurso importante para um bom criador de QR Code é a possibilidade de gerar códigos exclusivos, ou seja, não só específicos da sua marca, mas que também possam ser utilizados para finalidades mais específicas. Com isso, você compartilha seus conteúdos de uma forma mais personalizada conforme suas estratégias.

Por que escolher o gerador de QR Code QR Plus?

A QR Plus disponibiliza um gerador de QR Code que pode atender a todas as necessidades e demandas do seu negócio. 

Com as soluções QR Plus você pode transformar qualquer objeto físico em um objeto digital e clicável, que pode ser rastreado. Tudo isso por meio de uma ferramenta simples de utilizar e elegante, que traz um universo de possibilidades para inovar no atendimento e relacionamento com o seu cliente. 

São vários os diferenciais que mostram por que a QR Plus é a melhor alternativa para o seu negócio. Veja a seguir alguns motivos que mostram por que você também deveria escolher a QR Plus para gerar seus QR Codes.

Versão gratuita do gerador de QR Code

É verdade que muitas vezes é preciso testar determinadas estratégias para sabermos se elas realmente trazem bons resultados para o nosso negócio. A QR Plus entende que pode ser interessante para você primeiro experimentar os códigos para depois investir mais a fundo neles, e é por isso que disponibilizamos uma versão gratuita do nosso criador de QR Code.

Com essa versão você pode criar códigos estáticos e alguns dinâmicos, que podem ser impressos e que ficam disponíveis para sempre, sem ter que pagar nada por eles. Veja mais no site da QR Plus.

Assim, consegue fazer os seus testes ou aplicações mais específicas e que não demandam estratégias muito detalhadas. Ou seja, dá para começar o processo de inovação para depois implementar ações mais completas.

Imagem da plataforma de gerador de QR Code QR Plus
A QR Plus emite QR Codes de forma gratuita e sem limites

Ampla variedade de tipos de conteúdo

Como explicamos, o QR Code e os geradores de QR Codes se tornaram uma grande tendência por causa da sua versatilidade. Essa ferramenta permite a adequação às mais diferentes estratégias para aplicar de muitas maneiras no seu negócio, e é por isso que você precisa de um criador de QR Code que ofereça variedade também nos tipos de conteúdo.

A QR Plus oferece esse suporte. Mesmo na versão gratuita da ferramenta, você tem a opção de, na hora de gerar o código, selecionar o tipo de conteúdo desejado, por exemplo, Wi-Fi, WhatsApp e URL. Assim vai gerar um código específico conforme a aplicação e a divulgação que fará.

É muito simples escolher o tipo de conteúdo que você vai associar ao QR Code. Basta escolher a guia referente ao conteúdo desejado, depois, é só preencher com os dados e gerar o código. Fácil e rápido.

Destinos dos códigos do gerador de qr code QR Plus
A maioria dos tipos de QR Codes disponíveis gratuitamente

Alta resolução para impressão

Sabe quando tentamos passar um produto do caixa do supermercado e o código de barras não pode ser lido corretamente? Muitas vezes esse problema acontece devido a falhas na impressão do código, e isso também pode acontecer com QR Code.

Você viu que existe a possibilidade de utilizar o QR Code em suportes impressos, então, é muito importante que a imagem tenha uma alta resolução para que não aconteçam problemas, falhas ou erros na hora de imprimir. Isso poderia dificultar a leitura do código e impedir a interação do cliente com o conteúdo.

O gerador de QR Code da QR Plus também se preocupou com esse detalhe para garantir que todos os códigos criados sejam convertidos em imagens com qualidade para serem impressos em alta resolução. Você pode fazer o download dos seus códigos em JPG, PNG ou em formato vetorial (SVG). Assim, tem a possibilidade de escolher a melhor qualidade na hora de imprimir.

O formato vetorial é uma excelente alternativa porque traz a possibilidade de ser utilizado em todos os softwares gráficos modernos. O resultado da sua impressão ficará perfeito.

QR Code dinâmico na versão Pro

Dependendo da estratégia que você vai colocar em prática, o ideal é que o seu QR Code traga a possibilidade de personalizar o conteúdo que está associado a ele. É o caso da página de contatos da empresa, de um catálogo de produtos e um menu de serviços, que podem precisar ser alterados ao longo do tempo.

Nesses casos, o QR Code estático não é a melhor opção, já que você não consegue fazer mudanças no conteúdo. A QR Plus oferece a versão Pro do criador de QR Code para que você possa criar códigos dinâmicos, inclusive sob demanda, para fazer quantas modificações forem necessárias. Ou seja, pode aproveitar os seus códigos de diferentes maneiras e manter as informações e dados sempre atualizados.

Planos e descritivos do gerador de QR Code da QR Plus
Detalhamento dos planos da QR Plus

Personalização com as cores e a logo da marca

Quando se fala em gerador de QR Code, é bastante comum vir à nossa mente a imagem daquele código sempre em cores pretas e que parece ser igual a todos os outros. Mas o que nem todo mundo sabe é que não precisa ser desse jeito. O código gerado também pode ser personalizado, como já citamos.

A QR Plus traz essa possibilidade para você personalizar os seus códigos adicionando o logotipo do seu negócio e também as cores associadas à identidade visual da sua marca. Essa personalização é muito interessante justamente para quebrar essa ideia do senso comum de que os QR Codes são todos iguais.

Ao personalizar, você gera ainda mais exclusividade para a sua marca. Sem falar que o cliente automaticamente vai associar ao seu negócio, assim, não tem como se confundir ou errar. E não podemos esquecer que a personalização é sempre uma estratégia de marketing muito interessante, que contribui com o fortalecimento da imagem no mercado.

Códigos feitos com o gerador de QR Code da QR Plus
QR Codes personalizados criados na QR Plus

Ferramentas e funções de rastreamento de desempenho e análise 

Para completar o conjunto de estratégias escolher seu gerador de QR Code, a QR Plus também oferece ferramentas e funções para fazer o rastreamento de desempenho dos códigos que você gerou. É possível analisar e fazer um monitoramento da leitura dos códigos para obter informações importantes para suas próximas estratégias. 

Você terá também um conhecimento maior do seu próprio público para conhecer o seu comportamento de consumo e a maneira como está interagindo com a sua marca. Afinal, como dito, tem a possibilidade de criar códigos com os mais diferentes conteúdos e que podem ser compartilhados por vários canais.

As ferramentas de análise e monitoramento possibilitam verificar quantas pessoas estão acessando, quais códigos foram acessados, e até mesmo o local desses acessos. Informações essenciais para suas próximas tomadas de decisão.

Como você pode perceber, o QR Code é uma ferramenta útil para o seu negócio e, ao mesmo tempo, uma estratégia com as mais diferentes aplicações para modernizar processos e o atendimento ao seu público. Então, tenha bastante atenção na hora de escolher o seu criador de QR code para investir naquele que melhor atende às demandas do seu negócio. Não se esqueça de que a QR Plus oferece diversas soluções conforme as suas necessidades. Nossa equipe está a postos para ajudar você a inovar em sua empresa. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre os recursos e as possibilidades do nosso criador de QR Code!